Projeto de incentivo à leitura
Para a
realização do projeto, foram utilizadas, diversas estratégias metodológicas,
onde se teve o cuidado de executar as atividades planejadas, de forma a
promover o real envolvimento dos alunos com o universo da leitura, garantindo
um trabalho proveitoso e lúdico. Em
todas as atividades vivenciadas, abordou-se a obra de Ana Maria Machado: Menina
bonita do laço de fita,um
livro que valoriza a diversidade e estimula a curiosidade do leitor, constituindo-se
uma excelente proposta de incentivo à leitura.
Do
planejamento à execução do projeto, nosso alvo principal foi, interferir
positivamente sobre os alunos que apresentaram maiores dificuldades no
pré-teste.Intervenção, buscando estimular o prazer pela leitura através da
literatura infantil, contribuindo para o desenvolvimento do
hábito leitor. A
atividade de intervenção foi realizada das 07:30hs as 10:00hs, com carga
horária de três (03) horas aulas, onde foram concretizadas as seguintes etapas:
·
Motivação
para a leitura
Nesta etapa inicial, fizemos a
apresentação na forma de uma propaganda do livro a ser lido, procurando
envolver os alunos e deixá-los curiosos. Foi feita uma breve apresentação da
autora, levando os educandos a estabelecerem relações com outros trabalhos da
autora.
·
Dramatização
da história
Buscamos
nos caracterizarmos de acordo com personagens principais da história e a medida
em que os alunos ouviam a história narrada no áudio visual que estava atrás da
cortina, dramatizávamos as cenas. Utilizamos coelhinhos de papel para
representar a esposa do coelhinho e seus filhotes.
·
Utilização
de áudio visual
Para
revisar a história narrada e facilitar a compreensão com riqueza de detalhes,
foi exibido um vídeo de 05 minutos e 24 segundos.
·
Conversa
sobre a história
Reunimos as crianças para
conversar sobre a história e a importância de se valorizar e respeitar as
diferenças, estabelecendo relação sobre a temática e o texto lido. Procuramos
explorar as opiniões dos educandos.
·
Atividades
escritas
Propomos exercícios escritos
aos alunos, onde eles expressaram suas interpretações sobre o texto, intensificando o conhecimento. Os
educandos também receberam desenhos para colorir.
·
Atividades
em equipe
Dividimos a turma em grupos,
com 4 a 5 componentes cada grupo, cada
grupo recebeu uma envelope contento
fichas com o texto ilustrado, o desafio
proposto foi organizar as cenas
de acordo com a sequência da
história, o 1º grupo a organizar
corretamente as cenas foi o vencedor.
·
Atividades
de fechamento
As crianças receberam rosas de cores variadas, uma para cada aluno, eles observaram as rosas e foram levados a reconhecer que apesar de haver diferenças entre as rosas, todas tem o mesmo valor e servem para as mesmas coisas.
Sabemos que a formação de leitores é um processo gradativo, que ocorre aos poucos, no entanto, por deste projeto foi possível perceber que nossa interferência, proporcionou a ampliação e enriquecimento das experiências com a leitura aos alunos, contribuindo para a obtenção de um vínculo mais forte com o universo literário.................................................................................................... .
Nenhum comentário:
Postar um comentário