photo Bc.gif
x_3e172451 photo x_3e172451_zps31dde662.gif

Gif Animados

Projeto de Leitura

Projeto de incentivo à leitura

Para a realização do projeto, foram utilizadas, diversas estratégias metodológicas, onde se teve o cuidado de executar as atividades planejadas, de forma a promover o real envolvimento dos alunos com o universo da leitura, garantindo um trabalho proveitoso e lúdico. Em todas as atividades vivenciadas, abordou-se a obra de Ana Maria Machado: Menina bonita do laço de fita,um livro que valoriza a diversidade e estimula a curiosidade do leitor, constituindo-se uma excelente proposta de incentivo à leitura.

 Do planejamento à execução do projeto, nosso alvo principal foi, interferir positivamente sobre os alunos que apresentaram maiores dificuldades no pré-teste.Intervenção, buscando estimular o prazer pela leitura através da literatura infantil, contribuindo para o desenvolvimento do hábito leitor. A atividade de intervenção foi realizada das 07:30hs as 10:00hs, com carga horária de três (03) horas aulas, onde foram concretizadas as seguintes etapas:

·         Motivação para a leitura

 Nesta etapa inicial, fizemos a apresentação na forma de uma propaganda do livro a ser lido, procurando envolver os alunos e deixá-los curiosos. Foi feita uma breve apresentação da autora, levando os educandos a estabelecerem relações com outros trabalhos da autora.
·    
     Dramatização da história

Buscamos nos caracterizarmos de acordo com personagens principais da história e a medida em que os alunos ouviam a história narrada no áudio visual que estava atrás da cortina, dramatizávamos as cenas. Utilizamos coelhinhos de papel para representar a esposa do coelhinho e seus filhotes.

·         Utilização de áudio visual

 Para revisar a história narrada e facilitar a compreensão com riqueza de detalhes, foi exibido um vídeo de 05 minutos e 24 segundos.


·         Conversa sobre a história

Reunimos as crianças para conversar sobre a história e a importância de se valorizar e respeitar as diferenças, estabelecendo relação sobre a temática e o texto lido. Procuramos explorar as opiniões dos educandos.


·         Atividades escritas

Propomos exercícios escritos aos alunos, onde eles expressaram suas interpretações sobre o  texto, intensificando o conhecimento. Os educandos também receberam desenhos para colorir.

·         Atividades em equipe

Dividimos a turma em grupos, com 4 a 5 componentes  cada grupo, cada grupo recebeu uma  envelope contento fichas com  o texto ilustrado, o desafio proposto  foi organizar  as cenas  de acordo com a  sequência da história, o  1º grupo a organizar corretamente as cenas foi o vencedor.

·         Atividades de fechamento

As crianças receberam rosas de cores variadas, uma para cada aluno, eles observaram as rosas e foram levados a reconhecer que apesar  de haver diferenças entre as rosas,  todas tem o mesmo  valor e servem para as mesmas coisas.
Sabemos que a formação de leitores é um processo gradativo, que ocorre aos poucos, no entanto, por deste projeto foi possível perceber que nossa   interferência, proporcionou  a ampliação  e  enriquecimento das experiências    com a leitura aos alunos,   contribuindo para a obtenção de um vínculo mais forte  com o universo literário....................................................................................................                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  .                            



























Nenhum comentário:

Postar um comentário